quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Irã envia armas químicas ao Hesbolá

O Irã enviou armas químicas e milhares de máscaras de proteção contra armas químicas ou biológicas à milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) através de aeroportos sírios, afirmou o jornal kuwaitiano Al-Seyasseh, citando fontes europeias e americanas.

Questionados pelo jornal libanês The Daily Star, dirigentes do Hesbolá negaram-se a comentar o assunto e perguntaram: "Quem lê esse jornal?"

As armas teriam sido recebidas em aeroportos da Síria antes de serem levadas por terra para o Vale do Becá e áreas próximas ao Rio Litani.

Israel denuncia há muito tempo que o Irã e a Síria estão fornecendo ao Hesbolá armas capazes de atingir Telavive, a maior cidade do país, violando a Resolução 1.701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que acabou com a guerra entre Israel e a milícia xiita realizada de 12 de julho a 14 de agosto de 2006.

O Hesbolá não tem a menor intenção de se desarmar. As armas poderiam ser usadas numa possível retaliação, caso Israel bombardeie o Irã para tentar neutralizar seu programa nuclear, suspeito de desenvolver bombas atômicas.

Nenhum comentário: