A Justiça britânica condenou hoje três réus acusados de planejar uma série de ataques com explosivos líquidos contra pelo menos sete aviões que faziam rotas entre o Reino Unido e os Estados Unidos, há três anos. Desde então, é proibido entrar em voos internacionais com líquidos em frascos de mais de 100 mililitros na bagagem de mão.
Abdulla Ahmed Ali, Tanvir Hussain e Assad Sarwar, britânicos de origem paquistanesa, foram denunciados por conspiração para matar centenas, talvez milhares, de pessoas.
"Era uma conspiração calculada e sofisticada para criar atentados terroristas de proporções globais", declarou a Procuradoria da Coroa, com a "intenção de derrubar sete aviões num curto período de tempo, matando indiscriminadamente centenas de pessoas inocentes, talvez mais, se tivessem detonado seus explosivos sobre cidades".
A operação antiterrorista para desarmar esta trama foi a maior da história britânica. Custou 35 milhões de libras, cerca de R$ 106 milhões.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário