segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nelson Mandela está em estado crítico

Rolihlahla Nelson Mandela, o herói que levou a África do Sul pacificamente da ditadura da minoria branca para a democracia, um dos últimos grandes estadistas vivos, está em estado crítico, com complicações de uma pneumonia contraída por causa dos 27 anos de prisão.

Mandela nasceu em 18 de julho de 1918. Em menos de um mês, fará ou faria 95 anos. Está internado há 17 dias com uma infecção pulmonar, consequência de uma pneumonia que teve em 1988.

De lutador de boxe e advogado defensor dos direitos civis, Mandela se tornou um dos líderes do Congresso Nacional Africano, o partido da maioria negra, clandestino durante o regime segregacionista do apartheid.

Depois do Massacre de Sharpeville, em 1960, quando 69 negros foram fuzilados pela polícia, o CNA partiu para a luta armada. Mandela comandava o braço armado do grupo, Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação, ao ser preso em 1962.

Dois anos depois, foi condenado à morte junto com outros líderes do partido e teve a pena comutada em prisão perpétua, a maior parte da prisão de ilha de Robben, em condições de saúde precárias, causa de sua doença pulmonar.

Mandela deixou a prisão domiciliar onde viveu nos últimos anos de pena em 1991 para liderar a transição democrática na África do Sul. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro do país.

O Centro da Memória de Nelson Mandela resgatou uma reportagem sobre a visita do líder negro à seleção da África do Sul antes do jogo contra o Brasil na semifinal da Copa das Confederações de 2009. O técnico era Joel Santana (foto), que aparece todo faceiro ao lado do herói nacional e internacional.

Nenhum comentário: