sábado, 8 de dezembro de 2007

Uribe aceita criar "zona de encontro" com FARC


Em uma importante mudança de política, o presidente Álvaro Uribe atendeu a uma das exigências das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e aceitou criar uma "zona de encontro" para negociar uma troca de prisioneiros de guerra por reféns.

As FARC queriam uma "zona desmilitarizada" para que seus comandantes se encontrassem com representantes governo em total segurança.

Inicialmente, Uribe recusou. Cedeu sob pressão de três ex-presidentes, Cesar Gaviria, Ernesto Samper e Andrés Pastrana, além do governo da França, interessado na libertação da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, seqüestrada há mais de cinco anos.

Até agora, Uribe buscava uma solução militar para acabar com uma guerra civil de décadas na Colômbia. Nesta semana, surpreendeu ao declarar que iria pessoalmente se reunir com a guerrilha.

"A Igreja Católica e a Comissão Nacional de Conciliação nos propõem uma zona de encontro. O governo manifesta a disposição de aceitá-la", anunciou Uribe na sexta-feira, 7 de dezembro.

O local, esclareceu o presidente, "deve ter cerca de 150 quilômetros de raio e ficar na zona rural, onde não haja postos militares ou policiais que seja necessário remover, preferivelmente sem população civil ou com muito pouca população, para não criar riscos".

"Essa zona teria a presença de observadores internacionais e os presentes para negociar o intercâmbio humanitário não iriam armados", acrescentou Uribe

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, explicou ontem que a "zona desmilitarizada" seria mantida por 30 dias.

Antes das negociações, representantes da Cruz Vermelha Internacional entrariam em contato com as FARC para visitar os reféns e verificar seu estado de saúde. Esse pedido foi encaminhado pouco depois que foram divulgadas as imagens de 16 reféns em poder das FARC.

No vídeo, a saúde da política franco-colombiana Ingrid Betancourt pareceu visivelmente deteriorada, o que levou seus filhos a fazerem um apelo para que tenha "vontade de viver". (Veja neste blog)

Nenhum comentário: