sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Hollande: objetivo não é derrubar Assad

Ao defender uma ação militar contra a Síria porque "o massacre químico não pode ficar impune", o presidente François Hollande reafirma a intenção da França de atacar mesmo sem a participação do Reino Unido, mas faz uma ressalva: "Não se trata de derrubar o ditador sírio".

Depois que o Parlamento Britânico negou ontem autorização ao primeiro-ministro David Cameron para bombardear a Síria, o plano de ataque dos Estados Unidos está sendo reavaliado.

Os deputados britânicos podem mudar de posição diante do relatório de uma comissão das Nações Unidas que investiga o uso de armas químicas na a ser apresentado nos próximos dias na guerra civil síria, mas só 25% dos britânicos apoiam a intervenção militar ocidental e 50% são contra. Cameron interpretou sua maior derrota como reflexo da opinião pública.

Em entrevista ao jornal Le Monde, Hollande insistiu na necessidade de punir o regime sírio mesmo com um ataque limitado, sem o objetivo de mudar a relação de forças no campo de batalha nem de derrubar o ditador.

Hollande declarou não haver dúvida de que houve um ataque com armas químicas num subúrbio de Damasco, a capital síria, em 21 de agosto de 2013. A única questão seria identificar os responsáveis.

"A oposição não tem nenhuma arma desse tipo", raciocina o presidente francês. "Todos os estoques estão sob o controle de Bachar Assad. Além disso, o bairro atacado não foi escolhido ao acaso nem inadvertidamente. É uma zona-chave para o controle pelo regime das vias de comunicação que levam a Damasco".

Nenhum comentário: