A comissão de 20 inspetores encarregados pelas Nações Unidas de investigar o uso de armas químicas na guerra civil da Síria chegou hoje a Beirute, no Líbano, encerrando a fase de coleta de provas.
O material (amostras de sangue e tecidos das vítimas, solo, roupas e foguetes) deve ser enviado para exames de laboratório para confirmar as suspeitas, corroboradas por depoimentos de mais de mil pessoas.
Por restrições impostas pela Rússia para autorizar a investigação, a comissão da ONU vai decidir se houve ou não uso de armas químicas sem indicar quem são os responsáveis. Assim, os Estados Unidos preferiram basear sua decisão de punir o regime sírio nos seus próprios relatórios de inteligência.
O relatório final deve ser encaminhado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, dentro de duas semanas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário