O governo federal dos Estados Unidos não vai impedir a legalização do uso recreativo da maconha nos estados do Colorado e de Washington, onde foi aprovado em plebiscitos, enquanto estes estados mantiverem o consumo da droga sob "controle regulatório".
Em memorando do Departamento da Justiça para procuradores federais em todos os 50 estados do país, o vice-ministro e subprocurador-geral James Cole reiterou que a maconha continua sendo considerada uma droga ilegal pela legislação federal dos EUA.
No documento, o governo Barack Obama aconselha os procuradores a se concentrar em questões específicas ligadas ao tráfico de maconha em vez de processar usuários. O foco seria voltado para a distribuição da droga a menores, combate às máfias do tráfico, à venda para estados onde o consumo não é permitido e ao cultivo da maconha em terras públicas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário