Num sinal de degelo nas relações da última fronteira da Guerra Fria, o regime comunista da Coreia do Norte concordou hoje em retomar o programa de reencontros entre famílias separadas desde a Guerra da Coreia (1950-53).
A Península Coreana viveu momentos de grande tensão com os testes de mísseis norte-coreanos e a realização de manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, vistas como uma ameaça pelo Norte.
Até hoje, as duas Coreias não assinaram um tratado de paz. O regime stalinista do Norte insiste em negociar diretamente com os EUA, alegando que o governo sulista não passa de um fantoche dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário