quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Snowden deixa aeroporto de Moscou

O ex-técnico subcontratado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden, procurado por ter revelado a existência de um grande programa de espionagem via Internet chamado Prisma, deixou o aeroporto Cheremetievo, em Moscou, onde estava desde 23 de junho, informou o jornal The Washington Post, citando como fonte seu advogado russo, Anatoli Kucherena.

Snowden recebeu "asilo temporário" da Rússia pelo período de um ano e estaria "em local seguro em território russo, acrescentou o advogado.

Sob pressão do governo americano, quase 20 países, inclusive o Brasil, rejeitaram os pedidos de asilo. Ele recebeu ofertas da Bolívia, da Nicarágua e da Venezuela. Preferiu ficar na Rússia por enquanto para reavaliar suas opções.

A condenação do ex-soldado americano Bradley Manning por ter passado mais de 700 mil documentos sigilosos dos EUA ao sítio de Internet WikiLeaks complica a situação de Snowden, que alega ter denunciado a megaespionagem por não querer viver num mundo em que o Estado invade a privacidade de cidadãos inocentes.

Nos EUA, cerca de um terço da população o considera um herói e não quer que ele seja processado, enquanto um quarto o vê como um traidor da pátria. A Casa Branca declarou estar "extremamente desapontada" com o governo russo e comentou que a decisão mina a cooperação entre os EUA e a Rússia no combate ao crime.

O programa de megaespionagem Prisma rouba dados dos servidores das grandes empresas americanas de Internet, como Apple, Facebook, Google, Microsoft, PayPal, Skype e Yahoo, em busca de informações de interesse dos serviços secretos americanos.

Nenhum comentário: