Depois de uma batalha de meses, os extremistas muçulmanos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria e Líbano) assumiram ontem o controle da base aérea de Minnigh, na província de Alepo, na Síria. O assalto final foi lançada por dois terroristas suicidas estrangeiros.
Com a divisão entre as forças rebeldes que lutam há dois anos e quatro meses contra a ditadura de Bachar Assad, os jihadistas têm se mostrado os mais efetivos no campo de batalha. Isso complica a iniciativa dos Estados Unidos de armar os rebeldes, já que as armas poderiam cair nas mãos de grupos ligados à rede terrorista Al Caeda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário