Pelo menos 50 pessoas foram mortas e outras 500 saíram feridas com a explosão de dois carros-bomba diante de mesquitas sunitas em Trípoli, a segunda maior cidade do Líbano, numa reverberação da guerra civil na vizinha Síria e da violência política no Iraque.
Há uma escalada da violência política entre sunitas e xiitas, num conflito sectário capaz de conflagrar todo o Oriente Médio. Já atinge uma área que vai do Mar Mediterrâneo ao leste de Bagdá.
A milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) luta na Síria ao lado da ditadura de Bachar Assad. Suas bases no Sul de Beirute foram atacadas. A última vez foi na semana passada.
Eram 13h38 da tarde de hoje quando as explosões atingiram as mesquisas de Takwa e Al-Salam, situadas em lados opostos de Trípoli.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário