sexta-feira, 3 de abril de 2009

EUA perderam mais 663 mil empregos em março

Os Estados Unidos fecharam mais 663 mil postos de trabalho em março, revelou hoje o relatório mensal de emprego do Departamento do Trabalho. A taxa de desemprego subiu para 8,5%. É a maior em 25 anos.

Desde de dezembro de 2007, quando o declínio começou, a economia americana destruiu 5,1 milhões de empregos, sendo 3,3 milhões nos últimos cinco meses. O total de desempregados passa de 13 milhões.

A expectativa é que o desemprego passe de 10% e que a recuperação do mercado de trabalho só venha em 2010.

Ontem à noite, o Congresso aprovou a proposta orçamentária plurianual do governo Barack Obama, no valor de US$ 3,55 bilhões.

O governo americano tem mais problemas com empresas que receberam ajuda. As agências de crédito hipotecário Freddie Mac e Fannie Mae pretendem pagar a 7,6 mil funcionários bônus que somam um valor total de US$ 210 milhões.

Na Europa, a Comissão Europeia advertiu a Grécia e a Irlanda, pedindo medidas para conter o envididamento público e não prejudicar o euro.

As bolsas de valores apresentaram resultados variados. Em Nova York, o Índice Dow Jones subiu, fechando suas melhores quatro semanas seguidas desde 1933, no auge da Grande Depressão (1929-39).

Nenhum comentário: