A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou hoje um plano dos Estados Unidos para combater os piratas da Somália.
Além do patrulhamento naval da costa Nordeste da África, atualmente realizado por 16 marinhas de guerra, Hillary promete "rastrear e congelar" o dinheiro dos piratas e "ir atrás de suas bases". Isso que implica fazer incursões militares terrestres na Somália, de onde os Estados Unidos fugiram em 1993, depois da morte de 18 fuzileiros navais americanos humilhados e arrastados como troféus de guerra pelas ruas de Mogadíscio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário