Depois da segunda reunião do Comitê de Emergências em quatro dias, a Organização Mundial da Saúde elevou de 3 para 4 o nível de alerta para a epidemia de gripe suína iniciada no México, que já tem 81 casos no mundo inteiro. O nível de alerta um grau abaixo de pandemia, que é uma epidemia em escala global.
Em entrevista em Genebra, na Suíça, o diretor geral adjunto, Keiji Fukuda, explicou que "a conselho do Comitê de Emergências, a diretora geral da OMS elevou o nível de alerta de pandemia da gripe de suína do atual nível 3 para nível 4. A mudança para um nível superior indica que a possibilidade de uma pandemia aumentou, mas não que uma pandemia seja inevitável".
Com a propagação rápida do vírus, a OMS, parte do sistema Nações Unidas, não considera que seja possível conter a transmissão da doença: "O foco deve ser na mitigação", disse Fukuda.
A OMS não recomenda o fechamento de fronteiras e aeroporto nem qualquer restrição a viagens. Considera "prudente que as pessoas que estejam doentes evitem viagens internacionais e que as pessoas que apresentem sintomas da gripe suína depois de uma viagem ao exterior procurem assistência médica".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário