A maior suspeita sobre a origem do vírus da gripe suína que já matou 150 pessoas recai sobre fazendas de criação de porcos no México.
Como o porco é um animal resistente, que no passado era criado no lixo, desenvolveu uma resistência imunológica forte. Hoje, animais domésticos como porcos e aves para consumo humano são criados em fábricas, uns por cima dos outros.
Assim, a circulação desses vírus entre eles é muito rápida, causando mutações e o surgimento de cepas do vírus mais resistentes. Quando eles pulam para a espécie humana, fazem grande estrago porque não temos defesas. Se o vírus se combina com os vírus da gripe humana e passa a ser transmitido de pessoa para pessoa, temos uma epidemia.
CONCLUSÃO: as indústrias de porcos e aves são encubadoras de vírus.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário