Em mais uma tacada de sua chantagem nuclear, a Coreia do Norte abandonou hoje as negociações hexapartites sobre seu programa nuclear, reativou seus reatores e expulsou os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
O regime comunista de Pionguiangue reagiu a uma condenação unânime aprovada ontem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas ao teste de um míssil de longo alcance realizado há nove dias, num desafio à Resolução 1718 do órgão supremo da ONU.
Enquanto Estados Unidos, Europa e Japão queriam adotar novas sanções contra a ditadura stalinista norte-coreana, a China e a Rússia defenderam uma medida mais branda justamente por temerem uma reação intempestiva da Coreia do Norte.
Hoje, China e Rússia fizeram um apelo à Coreia do Norte para que retorne à mesa de negociações. Dentro da nova política externa americana de dialogar com os inimigos, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, declarou ter esperança de retomada das negociações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário