Os Estados Unidos aderiram ao diálogo direto sobre o programa nuclear do Irã, ao lado de Rússia, China, Alemanha, França e Reino Unido, confirmou hoje o Departamento de Estado americano.
Em pronunciamento na cidade de Isfahã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou que amanhã vai anunciar boas notícias sobre o programa nuclear iraniano. A expectativa é que revele que o país domina o ciclo completo de enriquecimento de urânio, a carga da bomba atômica.
Quanto ao diálogo proposta pelo presidente Barack Obama, Ahmadinejad disse que a nação iraniana recebe bem a mão estendida com honestidade, justiça e respeito. Mas, ressalvou, "se a mão estendida for desonesta, a resposta será a mesma dada ao Sr. Bush".
Em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood confirmou a participação americana no diálogo com o Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário