Em reunião de emergência, o Conselho de Segurança das Nações Unidas não conseguiu hoje chegar a uma posição conjunta sobre o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte que na verdade seria um teste de míssil de longo alcance.
Enquanto o Japão, que convocou o encontro, queria uma posição mais dura, a China, principal aliada do regime comunista norte-coreano, alegou que o mais importante é continuar com as negociações para desarmar o programa nuclear de Pionguiangue, concentrando-se na questão principal.
As duas Coreias, os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia participam de uma negociação de seis partes para tentar desnuclearizar a Península Coreana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário