No pior atentado terrorista em Bagdá em dez meses, duas mulheres-bomba se detonaram na entrada do principal santuário xiita de Bagdá, o túmulo do imã Al-Kadim, matando pelo menos 75 pessoas e ferindo outras 125, um dia depois que dois atentados mataram 83 pessoas e o governo do Iraque anunciou do suposto líder d'al Caeda no Iraque, Ali Omar al-Baghdadi.
A nova onda terrorista prejudica a estratégia do presidente Barack Obama de retirar os soldados dos Estados Unidos do patrulhamento das cidades iraquianos até o final de junho.
Para Al Caeda, principal alvo do reforço das tropas americanas no Afeganistão, a estratégia é manter os EUA lutando em várias frentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário