segunda-feira, 6 de abril de 2009

Obama: EUA não estão em guerra com Islã

Para encerrar sua primeira visita à Europa, o presidente Barack Obama escolheu um país de maioria muçulmana. Em discurso no Parlamento da Turquia, declarou que os Estados Unidos não estão nem jamais vão entrar em guerra contra o islamismo.

Com mais de 70 milhões de habitantes, a Turquia é uma ponte entre os EUA e a Europa e o mais ocidental dos países muçulmanos. De seu território, 3% ficam na Europa e o resto era conhecido como Oriente Próximo.

Obama começou a visita homenageando Mustafa Kemal Ataturk (Pai dos Turcos), que fundou a República da Turquia, em 1923, depois da dissolução do Império Otomano, no fim da Primeira Guerra Mundial.

À tarde, no Parlamento, em Ankara, o presidente declarou que "os EUA não estão nem nunca estarão em guerra com o Islã", alertou para a ameaça do extremismo e agradeceu à ajuda turca na guerra no Afeganistão. Obama defendeu o diálogo com o Irã e a paz no Oriente Médio com a criação de um Estado palestino, a entrada da Turquia na UE e uma aliança com os muçulmanos para combater o jihadismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

é né