quinta-feira, 9 de abril de 2009

Presidente da Indonésia vence eleições

Com 20% dos votos, o Partido Democrático, do presidente Susilo Bambang Yudhoyono, venceu as terceiras eleições gerais na Indonésia desde a queda do ditador Mohamed Suharto, em 1998.

O Partido Democrático Indonésio da Luta, liderado pela ex-presidente Megawati Sukarnoputri, filha do herói da independência nacional, Ahmed Sukarno, ficou em segundo lugar, com 15%. Em terceiro, com 14%, ficou o Golkar, dos herdeiros políticos de Suharto.

Em contraste com a vizinha Tailândia, onde começou a crise asiática de 1997, a Indonésia, o país mais atingido na época, se livrou do ditador, se recuperou economicamente e combateu o terrorismo muçulmano depois do atentado de 12 de outubro de 2002, em Bali. Conteve os extremistas e realiza eleições em clima relativa paz, apesar de distúrbios em Papua.

A Indonésia é um dos grandes emergentes. Com 240 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo. É um arquipélago de 17 mil ilhas onde há até dragões, sendo 6,6 mil ilhas habitadas pelo homem, que se estende por 5 mil quilômetros do Oceano Índico ao Pacífico. Com mais de 500 povos que falam mais de 500 línguas e dialetos diferentes, tem a maior diversidade étnica e linguística do planeta.

Nenhum comentário: