segunda-feira, 27 de abril de 2009

Exército do Paquistão lança ofensiva antitalebã

O Exército do Paquistão mandou mais divisões para as regiões tribais da Fronteira Noroeste para combater os rebeldes da milícia fundamentalista dos Talebã, que invadiram na semana passada o distrito do Buner, a 100 quilômetros da capital, Islamabad.

"É uma situação preocupante", afirmou o porta-voz das Forças Armadas do Paquistão ao fazer o anúncio oficial, "e o Estado paquistanês tem condições de resolver o problema. Imaginar que 150 a 200 milicianos que chegam a 100 km da capital ameaçam o governo é um exagero."

Nos últimos dias, os talebã voltaram para o Vale do Swat, depois de fazerem ameaças de morte contra barbeiros e lojas de produtos audiovisuais, proibidos na versão extremista do Islã adotada pela milícia.

Como o maior temor dos militares paquistaneses é uma guerra com a Índia, suas forças estão concentradas na fronteira leste. Na fronteira oeste, elementos radicais do serviço secreto militar do Paquistão apoiam tanto os talebã afegãos quanto os paquistaneses. Ambos pertencem à etnia pachtum, que sempre ignorou a Linha Durand, traçada no século 19 pelo Império Britânico.

Nenhum comentário: