terça-feira, 28 de abril de 2009

Cidade do México fecha restaurantes

A Prefeitura da Cidade do México ordenou hoje o fechamento de piscinas, academias de ginástica, clubes, boliches, cinemas teatros, cafés e restaurantes, que só podem vender comida para viagem.

O total de mortes suspeitas de terem sido causadas pela gripe suína chegam a 152. Ainda não houve mortes confirmadas no resto do mundo, mas há pelo menos 113 casos confirmados da doença em outros países.

Com a morte de Mauricio Valentín, na madrugada de hoje, o total de mortos chegou a 150. Suas irmãs acusaram o Instituto Mexicano de Seguridade Social de não ter hospitalizado Mauricio no primeiro momento. Ele foi mandado para casa depois da primeira consulta.

Outra irmã reclamou do tratamento grosseiro e mal educado dos funcionários do sistema de saúde pública.

O ministro da Saúde mexicano, José Angel Córdova, anunciou uma redução no número de casos notificados, de 141 em 25 de abril para 110 ontem.

Só na Cidade do México, 12 mil pessoas com doenças respiratórias foram examinadas ontem. O prefeito Marcelo Ebrard insiste para todos usem máscaras cirúrgicas e procurem assistência médica ao menor sinal de sintomas da gripe suína.

Além do México, os Estados Unidos, o Canadá, a Costa Rica, a Espanha, o Reino Unido, Israel e a Nova Zelândia confirmaram casos da doença. Há suspeitos em observação em mais 12 países: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Noruega, Su´´ecia, França, Alemanha, Áustria, Coreia do Sul e Austrália.

A Espanha confirmou hoje o segundo caso e a Costa Rica registrou o primeiro na América Central.

Nenhum comentário: