O capitão Richard Phillips, sequestrado há quatro dias por piratas da Somália, foi libertado hoje, anunciou a empresa responsável pelo navio Maersk Alabama. Três piratas teriam sido mortos e um preso na operação de resgate.
A 5ª Frota dos Estados Unidos, baseada no Bahrein, informou que ele foi solto no início da noite deste domingo, perto da costa da Somália, no Oceano Índico.
O presidente Barack Obama, que tinha autorizado a ação caso a vida do capitão corresse perigo. No dia do sequestro, a tripulação conseguiu retomar o controle do navio, mas os piratas escaparam levando o capitão como refém.
Mais tarde, a Marinha dos EUA disse que atiradores do esquadrão especial Focas da Marinha dos EUA mataram os piratas quando um deles ameaçou o capitão Phillips com um fuzil AK-47.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário