sábado, 17 de dezembro de 2016

China promete devolver drone submarino capturado dos EUA

A República Popular da China prometeu hoje devolver um drone de pesquisa submarina dos Estados Unidos capturado durante a semana no Mar do Sul da China, onde o regime comunista chinês tem conflitos territoriais com Brunei, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã, anunciou hoje Peter Cook, o porta-voz do Departamento da Defesa dos EUA.

Nas palavras do assessor de imprensa do Pentágono, os EUA "garantiram um entendimento" para a restituição do equipamento. Os chineses capturaram para examinar se é um instrumento de espionagem e para absorver a tecnologia.

Foi também uma resposta da China ao telefonema do presidente eleito, Donald Trump, à presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, a ilha para onde os nacionalistas fugiram em 1949, por causa da vitória da revolução comunista liderada por Mao Tsé-tung. O regime comunista chinês considera Taiwan uma província rebelde e pretende reanexá-la.

Desde o reatamento de relações com a China comunista, em 1979, nenhum presidente dos EUA havia entrado em contato direto com um presidente taiwanês, aceitando a política oficial de Beijim de que só existe uma China, representada pelo regime comunista no poder desde 1949.

A China reivindica a soberania sobre 90% do Mar do Sul da China com base num mapa antigo com a linha dos nove traços, rejeitado por tribunais internacionais, enquanto os EUA tentam manter os direitos internacionais de navegação numa das rotas mais movimentadas do comércio mundial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Outra operação clássica de guerra cibernética que os EUA fazem para introduzir cavalos de tróia. e os chineses cairam novamente.

Nelson Franco Jobim disse...

Os chineses aproveitaram certamente para tentar copiar a tecnologia. Depois da morte do Ben Laden, compraram do Paquistão os restos do helicóptero acidentado.