domingo, 14 de abril de 2019

Paraguai defende isolamento total da Venezuela para derrubar Maduro

O ministro do Exterior do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, declarou ontem ser a favor de uma política de total isolamento da Venezuela para forçar a queda do ditador Nicolás Maduro. Mais de 50 países, inclusive o Brasil e o Paraguai, reconheceram o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como o presidente legítimo da Venezuela.

"Nossa intenção é continuar com o trabalho de isolar o regime tão completamente para que não tenha nenhum oxigênio sobrando", afirmou Castiglioni, depois de receber o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em Assunção.

Para o chanceler paraguaio, Maduro usa o pouco oxigênio que lhe resta para "consolidar a repressão política" e "fazer as pessoas sofrerem".

Com a economia venezuelana em colapso e a queda na produção de petróleo, surpreende que Maduro ainda esteja no Palácio de Miraflores: "Ele não será capaz de se sustentar por muito tempo e vai cair inevitavelmente. Aquele regime vai ciar porque será impossível se manter", previu Castiglioni.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos esteve ontem com o presidente Mario Abdo Benítez e seu chanceler numa gira pela América do Sul que incluiu também visitas à Colômbia, ao Peru e ao Chile. O tema central da viagem foi a Venezuela.

Nenhum comentário: