Para aumentar ainda mais a pressão sobre o regime teocrático do Irã, os Estados Unidos devem designar a Guarda Revolucionária Iraniana como um grupo terrorista talvez já na segunda-feira, 8 de abril, noticiou hoje a agência Reuters citando como fonte altos funcionários americanos.
Será a primeira vez que os EUA caracterizam uma força armada de outro país como grupo terrorista. A decisão pode levar inimigos do país a declarar serviços secretos americanos como a CIA (Agência Central de Inteligência) como terroristas.
Os EUA já colocaram dezenas de pessoas e entidades ligadas à Guarda Revolucionária Iraniana em listas negras, mas não a guarda em si. O anúncio virá um mês antes do primeiro aniversário da retirada dos EUA acordo firmado pelas grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha com o Irã para congelar o programa nuclear militar do Irã por dez anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário