segunda-feira, 29 de abril de 2019

Líder do Estado Islâmico reaparece em vídeo para mostrar que está vivo

Para mostrar que sobreviveu à destruição do califado que proclamou há cinco anos, o líder da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Baker al-Baghdadi, apareceu num vídeo em que comenta a recente Batalha de Baguz e cumprimenta os homens-bomba que atacaram o Sri Lanka no Domingo de Páscoa.

Aparentemente bem de saúde, sentado ao lado de um fuzil Kalachnikov, Al-Baghdadi declarou no vídeo de 40 segundos que a luta continua: "Em verdade, a batalha do Islã e seu povo contra a cruz e seu povo é uma batalha longa. A Batalha de Baguz acabou. Mas mostrou a selvageria, a brutalidade e as intenções malignas dos cristãos em relação à comunidade muçulmana."

Com o colapso do protoestado que fundou depois de tomar uma área da Síria e do Iraque do tamanho do Reino Unido, o Estado Islâmico volta a ser uma organização terrorista clandestina, sem base territorial.

A própria liderança de Al-Baghdadi estaria sendo contestada. Ele teria fugido da Síria em 7 de janeiro, depois de um tiroteio entre seus seguidores e dissidentes, revela reportagem do jornal britânico The Guardian. Estaria refugiado na província de Ambar, no Iraque.

Apesar do colapso do califado, o Estado Islâmico ainda teria de 30 a 40 mil militantes espalhados pelo mundo e busca alianças com outros grupos extremistas muçulmanos na África, no Afeganistão, nas Filipinas e também no Sri Lanka, onde o governo inicialmente acusou um grupo local, mas logo admitiu que um ataque de tal magnitude não poderia ser realizado sem ajuda externa.

Nenhum comentário: