quinta-feira, 4 de abril de 2019

Parlamento Britânico aprova pedido de adiamento da saída da UE

Por apenas um voto, 313 a 312, a Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico decidiu ontem pedir uma prorrogação do prazo para a saída do Reino Unido da União Europeia para evitar uma retirada sem acordo, noticiou a televisão pública BBC.

A UE resiste a ampliar o prazo de saída sem que o Parlamento Britânico aprove o acordo do divórcio concluído em novembro de 2018, depois de longas negociações do governo da primeira-ministra Theresa May com os outros 27 sócios da UE.

A proposta apresentada pela deputada trabalhista Yvette Cooper e do conservador Oliver Letwin enfrentou a objeção da ala mais extremista do Partido Conservador e do governo May. Falta agora a aprovação da Câmara dos Lordes.

No primeiro pedido de adiamento, a UE concordou que o novo prazo de saída seria 22 de maio, se a Câmara aprovasse o acordo negociado com May. Caso contrário, a saída terá de ser em 12 de abril, o que praticamente inviabiliza qualquer acordo. Seria uma saída dura, capaz de causar sérios prejuízos a ambas as partes.

Se pedir uma prorrogação além de 22 de maio, o Reino Unido terá de realizar eleições para o Parlamento Europeu, para desespero dos eurocéticos.

Nenhum comentário: