sábado, 20 de abril de 2019

Polícia da Irlanda do Norte prende dois suspeitos de matar jornalista

Dois jovens de 18 e 19 anos foram presos hoje sob suspeita de participação no assassinato da jornalista Lyra McKee, baleada durante um protesto em Londonderry, na Irlanda do Norte, noticiou a agência Reuters. A polícia acredita que os responsáveis são ligados a um pequeno grupo de católicos republicanos dissidentes que se apresenta como o Novo Exército Republicano Irlandês (New IRA).

O temor é que pequenos grupos militantes tentem explorar o aumento de tensão provocado pelo plebiscito de 23 de junho de 2016, que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia. Se não houver acordo, poderá haver uma "fronteira dura" entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, abolida pelo Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, de 1998.

A Irlanda do Norte é historicamente dividida entre católicos, republicanos e nacionalistas irlandeses favoráveis à unificação da Irlanda, de um lado, e protestantes, monarquistas e unionistas, defensores da união com a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), do outro.

Há mais de dois anos, a Irlanda do Norte não tem o governo de união nacional previsto no acordo de paz por falta de acordo entre os partidos católicos e protestantes. A polícia suspeita do Novo IRA, um pequeno grupo de católicos, republicanos e nacionalistas irlandeses contrário ao acordo de paz.

O Novo IRA também é acusado de explodir um carro-bomba diante de um tribunal em Londonderry, chamada apenas de Derry pelos nacionalistas irlandeses, em janeiro.

Nenhum comentário: