A Índia não vai enviar representantes ao fórum sobre a Iniciativa um Cinturão uma Estrada, um megaprojeto de investimentos de infraestrutura do governo da China para recriar o Caminho da Seda e uma rota marítima para suas exportações chegarem até a Europa.
Por várias vezes, a China tentou atrair a Índia para a iniciativa. O boicote ao encontro deixa claro que a Índia não mudou de ideia.
O governo indiano boicotou o primeiro fórum, em 2017, e se opõe ao Corredor Econômico China-Paquistão, que passa por uma parte da região da Caxemira reivindicada pela Índia. O projeto também sofre oposição no Paquistão por medo do endividamento do país, que deve ser de US$ 20 bilhões.
Maior rival estratégico da China, os Estados Unidos são contra a Iniciativa Um Cinturão, Uma Estrada. Acusam o regime comunista chinês de querer controlar outros países através do endividamento.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário