domingo, 7 de abril de 2019

Trump demite secretária de Segurança Interna dos EUA

O presidente Donald Trump anunciou hoje que a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, vai deixar o cargo, depois de acusá-la pelo aumento do fluxo de imigrantes que tentam entrar no país pela fronteira sul. Ela será substituída pelo comissário de Aduanas e Proteção da Fronteira, Kevin McAleenan.

Ao demitir a secretária, o presidente declarou que quer "ir numa direção mais dura" no combate à imigração ilegal. "Espero que o próximo secretário tenha o apoio do Congresso e dos tribunais para emendar as leis que bloquearam nossa habilidade de garantir plenamente a segurança das fronteiras dos EUA".

Nielsen foi indicada pelo então ministro-chefe da Casa Civil da Casa Branca, general John Kelly, quando ele estava no auge de seu prestígio. Kelly deixou o governo no fim do ano passado depois de defendê-la dos ataques o assessor presidencial linha-dura Stephen Miller.

Trump sempre a considerou fraca na repressão à onda de imigrantes da América Central, uma situação que o presidente manipula para agradar a seu eleitorado branco conservador sem curso superior. O presidente queria demiti-la em novembro, quando aumentou o fluxo de imigrantes.

"Está mais claro do que nunca agora que as políticas de imigração e segurança das fronteiras do governo Trump - que ela aplicou e ajudou a formular - são um fracasso total e ajudaram a criar a crise humanitária na fronteira", comentou o deputado democrata Bennie Thompson.

"É realmente desafortunado que Nielson tenha se recusado a assumir a responsabilidade por suas ações e tenha sido simplesmente incapaz de se erguer contra o presidente, sua obsessão de sua política anti-imigração equivocada e sua obsessão de construir um muro", acrescentou Thompson.

A secretária deu entrevista na Casa Branca em junho, quando crianças estavam sendo separadas dos pais, que estavam sendo presos. Ela afirmou que o governo não tinha uma política de separar famílias na fronteira. Dias depois, Trump suspendeu a prática cruel e desumana diante de protestos generalizados.

Especialista em segurança cibernética, ela havia trabalhado na segurança dos transportes no governo George W. Bush (2001-9) e defendia um aumento da segurança nas eleições depois da interferência da Rússia em 2016.

Nenhum comentário: