O embaixador da China nas Nações Unidas, Liu Jieyi, pediu hoje o apoio internacional ao plano de quatro pontos proposto pelo presidente Xi Jinping para um acordo de paz entre Israel e os palestinos que acabe com décadas de conflito e crie uma Palestina independente, noticiou o jornal The Times of Israel.
A proposta de paz chinesa foi elaborada depois da visita à Beijim do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
Seus quatro pontos são:
• avançar rumo a uma solução com dois estados com base nas fronteiras anteriores à guerra de 1967, com Jerusalém Oriental como capital do Estado palestino;
• aplicar "o conceito de uma segurança comum, ampla, cooperativa e sustentável", acabar imediatamente com a ampliação das colônias judaicas, tomar medidas imediatas para prevenir a violência contra civis e reiniciar as conversações de paz;
• coordenar os esforços internacional para por em prática "medidas conjuntas de promoção da paz";
• promover a paz através da cooperação e do desenvolvimento de Israel e dos palestinos.
O representante chinês afirmou que Israel e a Palestina são parceiros importantes no projeto do Novo Caminho da Seda, uma série de obras de infraestrutura para com portos, rodoviais e ferrovias na Ásia, na África e na Europa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 1 de agosto de 2017
China propõe plano de paz a Israel e palestinos
Marcadores:
África,
ANP,
Ásia,
Caminho da Seda,
China,
embaixador,
Europa,
Israel,
Liu Jieyi,
Mahmoud Abas,
ONU,
Oriente Médio,
Palestina,
Palestinos,
plano de paz,
Xi Jinping
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário