Um homem atacou pessoas a facadas hoje numa praça diante de um mercado na cidade de Turku, na Finlândia. Duas pessoas morreram e outras seis saíram feridas. A polícia baleou e prendeu o agressor, mas não revelou sua identidade, noticiou a agência Reuters.
A ministra do Interior, Paula Risikko, descreveu o terrorista como "com a aparência de estrangeiro" e comparou a ação aos ataques na Catalunha. Dois jornais sensacionalistas britânicos disseram que ele gritou "Alá é grande!" na hora do ataque, mas isso não foi confirmado por fontes confiáveis.
A polícia deu o incidente por encerrado e liberou a área, mas procura possíveis cúmplices do agressor e reluta em tratar o caso como terrorismo, informou a televisão pública britânica BBC.
NOTA: No dia seguinte, as autoridades da Finlândia concluíram que foi um atentado terrorista. O responsável é um jovem marroquino de 18 anos. Outros quatro marroquinos foram presos e um quinto está sendo procurado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário