segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Catalunha anuncia morte do terrorista de Barcelona

O principal suspeito de dirigir a caminhonete que matou 13 pessoas e deixou mais de 100 feridas em Barcelona na quinta-feira passada, Younes Abouyaaqoub, foi morto hoje na cidade de Subirats, informou a polícia da Catalunha, uma região autônoma da Espanha.

Na hora da morte, Abouyaaqoub tinha um falso cinturão de explosivos. Depois de abandonar a caminhonete e fugir da Rambla, ele teria esfaqueado mortalmente uma pessoa, elevando o total de mortos no ataque à capital da Catalunha para 14.

A organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a autoria do atentado. Não se sabe se apenas inspirou o atentado ou se a célula terrorista tinha contato com a liderança do grupo no Oriente Médio.

O inquérito se volta agora para o imã da mesquita da cidade de Ripoll, onde vivia a maioria dos terroristas envolvidos nas ações em Barcelona e Cambrils. Abdel Baki es-Satti é suspeito da ser o responsável pela radicalização dos jovens jihadistas. Ele pode ter morrido na explosão da casa em Alcanar onde o grupo preparava explosivos para um grande ataque em Barcelona, provalvemente contra a igreja da Sagrada Família.

Nenhum comentário: