sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Herdeiro da Samsung pega cinco anos de cadeia por corrupção

O herdeiro, vice-presidente e ex-diretor-executivo da Samsung, a maior fabricante mundial de produtos eletroeletrônicos, Lee Jae Yong, foi condenado hoje a cinco anos de prisão no escândalo de corrupção que causou o impeachment da presidente Park Geun Hye, em março de 2017.

No processo, que durou seis meses, Lee foi acusado de pagar milhões de dólares em suborno, entre outros motivos, para obter aprovação das autoridades regulatórias para aquisições feitas pelo megaconglomerado, desvio de dinheiro, esconder bens no exterior, mentir sob juramento e obstrução de justiça.

O modelo capitalista sul-coreano criou megaempresas familiares, conhecidas como chaebol, que têm forte poder de pressão sobre o governo. A Samsung é uma empresa de US$ 300 bilhões.

Além de eletroeletrônicos, construção civil, estaleiros e indústria pesada, a Samsung tem hospitais, universidades e até parques de diversões na Coreia do Sul. É uma companhia intimamente ligada ao processo de desenvolvimento do país, um dos pouquíssimos a conseguir superar o subdesenvolvimento no século 20.

Nenhum comentário: