O Departamento de Estado ordenou à Rússia que feche o consulado em São Francisco e outras três instalações diplomáticas nos Estados Unidos, em retaliação à decisão russa de exigir o afastamento de 755 funcionários americanos que trabalham no país até 1º de setembro, noticiou hoje o jornal The Wall Street Journal.
A Rússia tem até sábado para fechar o consulado em São Francisco, escritórios consulares em Nova York e um anexo da chancelaria, em Washington, declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert. Ela justificou a medida "no espírito da paridade invocada pelos russos".
"Acreditamos que esta ação [russa] é imerecida e em detrimento do relacionamento entre os dois países", declarou a porta-voz.
A medida foi tomada pelo presidente Vladimir Putin em reação às sanções impostas pelo então presidente Barack Obama em dezembro de 2016 em resposta à conclusão dos serviços secretos americanos de que a Rússia interveio na eleição presidencial nos EUA para favorecer a candidatura Donald Trump.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário