Em um duro recado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu que as relações entre os Estados Unidos e Israel estarão em risco se o atual governo israelense não mostrar interesse em retomar as negociações de paz com os palestinos.
O governo Barack Obama ficou profundamente irritado com a notícia de que Israel planeja construir 1,6 mil casas no setor árabe de Jerusalém, divulgada no dia que o vice-presidente Joe Biden chegou a Jerusalém para promover as negociações.
Depois disso, foi noticiado um outro palno para construção de 50 mil moradores no lado oriental de Jerusalém, o que consolidaria a anexação do setor árabe da cidade, onde a Autoridade Nacional Palestina pretende instalar a capital do futuro Estado Nacional palestino.
O presidente Lula chegou neste domingo a Israel com uma proposta de diálogo para resolver não apenas a questão nacional palestina, mas também a problema gerado pelo programa nuclear do Irã, suspeito de desenvolver armas nucleares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário