O Exército da Turquia atacou no sábado, 1º de dezembro, bases rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Norte do Iraque. Foram usados helicópteros que, na descrição dos militares turcos, atacaram "no interior das fronteiras do Iraque" um grupo de "50 a 60 terroristas", causando-lhes "pesadas baixas".
"Se necessário, outros setores do Exército intervirão", declarou o Estado-Maior das Forças Armadas da Turquia, ameaçando com a possibilidade de uma operação terrestre.
Mas o PKK e os curdos do Iraque negaram que tenha ocorrido uma invasão. "Não houve enfrentamento com o Exército turco", afirmou um porta-voz do PKK. A mesma posição foi defendida por um porta-voz de Massoud Barzani, governador da região semi-autônoma curda no Norte do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário