terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Turquia anuncia morte de 150 curdos

A Turquia afirma que mais de 150 guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foram mortos em bombardeios aéreos contra suas bases no Norte do Iraque em 16 de dezembro.

"Entre 150 e 175 terroristas foram neutralizados neste ataque aéreo", anuncia o Estado-Maior turco em seu sítio na Internet. "Este número não leva em conta os terroristas que morreram no desabamento do abrigo onde estavam escondidos, no momento dos ataques".

Desde 1984, o PKK luta contra a dominação da Turquia na região de maioria curda no Leste do país. Com a queda do ditador iraquiano, em 2003, e a criação de uma região curda autônoma no Norte do Iraque, os rebeldes curdos passaram a se refugiar lá, usando o território iraquiano para fazer ações contra a Turquia.

Em 16 de novembro, a Força Aérea turca alvejou o maciço de Candil, uma região de montanhas onde ficaria o quartel-general do PKK no Iraque, com mais cerca de 3,5 mil homens.

As ações militares da Turquia contam com o apoio dos Estados Unidos, que controlam o espaço aéreo iraquiano, No sábado, véspera do Natal, o presidente George Walker Bush reiterou seu apoio às operações turcas de contra-insurgência.

Nenhum comentário: