A aliança internacional liderada pela França, Reino Unido e Estados Unidos que tenta proteger os rebeldes da Líbia com autorização das Nações Unidas bombardeou ontem à noite um conjunto de prédios que inclui um dos palácios do ditador Muamar Kadafi.
Como a Resolução 1.973 do Conselho de Segurança da ONU fala em proteger a população civil e não em derrubar Kadafi, a coalizão declarou que o complexo foi alvejado porque tem estruturas de comando e controle das Forças Armadas da Líbia.
Depois de destruir as defesas antiaéreas líbias, as forças aéreas da coalizão começaram a atacar as forças terrestres de Kadafi.
A contraofensiva do regime rumo a Bengázi foi parada, e os rebeldes já avançam em direção a Ajdábia, a primeira cidade importante no caminho rumo à capital, Trípoli.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário