segunda-feira, 21 de março de 2011

Falha técnica fecha aeroportos de Buenos Aires

Uma suposta falha técnica causou hoje o fechamento dos aeroportos Ezeiza e Jorge Newbarry, em Buenos Aires, a partir das 13h, causando atrasos e cancelamentos em mais de 120 voos com origem ou destino na capital da Argentina. A presidente Cristina Kirchner cancelou um evento em Salta, no interior do país.

Pouco depois das 20h, o primeiro voo internacional decolou de Ezeiza com destino à Itália, mas o Aeroparque Jorge Newberry continuava fechado. A expectativa das autoridades argentinas é realizar uma decolagem a cada 20 minutos para normalizar a situação.

Mais cedo, houve boatos de que haveria uma greve ou operação-tartaruga dos controladores de voo em apoio a uma paralisação do setor de transportes convocada pelo secretário-geral da CGT (Confederação Geral do Trabalho), Hugo Moyano, que está sendo investigado pela Justiça da Suíça por lavagem de dinheiro.

Moyano, um dos aliados do kirchnerismo, pressiona a Justiça da Argentina a não dar as informações pedidas pela Suíça.

O problema com os computadores do sistema de controle aéreo teria ocorrido às 12h53, mas até 15h30 a Agência Nacional de Aviação Civil argentina não havia divulgado nenhum comunicado oficial.

Nenhum comentário: