Uma suposta falha técnica causou hoje o fechamento dos aeroportos Ezeiza e Jorge Newbarry, em Buenos Aires, a partir das 13h, causando atrasos e cancelamentos em mais de 120 voos com origem ou destino na capital da Argentina. A presidente Cristina Kirchner cancelou um evento em Salta, no interior do país.
Pouco depois das 20h, o primeiro voo internacional decolou de Ezeiza com destino à Itália, mas o Aeroparque Jorge Newberry continuava fechado. A expectativa das autoridades argentinas é realizar uma decolagem a cada 20 minutos para normalizar a situação.
Mais cedo, houve boatos de que haveria uma greve ou operação-tartaruga dos controladores de voo em apoio a uma paralisação do setor de transportes convocada pelo secretário-geral da CGT (Confederação Geral do Trabalho), Hugo Moyano, que está sendo investigado pela Justiça da Suíça por lavagem de dinheiro.
Moyano, um dos aliados do kirchnerismo, pressiona a Justiça da Argentina a não dar as informações pedidas pela Suíça.
O problema com os computadores do sistema de controle aéreo teria ocorrido às 12h53, mas até 15h30 a Agência Nacional de Aviação Civil argentina não havia divulgado nenhum comunicado oficial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário