O governo do Japão admitiu agora há pouco que o nível de radiação na central nuclear de Fukushima chegou a "níveis capazes de ter um impacto sobre a saúde humana".
Um incêndio atingiu o quarto reator, o único que não tinha apresentado problemas desde o grande terremoto de sexta-feira, 11 de março de 2011.
Diante dessa situação, os funcionários foram dispensados. Aumenta o risco de um acidente nuclear mais grave, com vazamento de radiação capaz de afetar a região durante meses ou anos.
Os moradores de uma área com raio de 30km ao redor da usina receberam orientação para não sair de casa, não abrir as janelas e não usar ar condicionado por risco de contaminação pela radioatividade.
Uma área de 20km de raio ao redor da central nuclear foi declarada zona de exclusão. Ninguém pode ficar lá.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário