A televisão estatal japonesa NHK mostrou agora há pouco helicópteros do Exército jogando água para resfriar os reatores da usina nuclear de Fukushima, abalada pelo terremoto e o maremoto que devastaram o Nordeste do país na sexta-feira passada, 11 de março de 2011.
Ao todo, cerca de 7,5 toneladas de água foram jogadas por helicópteros Chinook, desenvolvidos inicialmente para a exploração de petróleo no Mar do Norte. As autoridades japoneses insistem em que não há aumento de radiação ao redor da central nuclear.
O total de mortos subiu para 5.178, com mais 8.606 desaparecidos.
Em Tóquio, a Bolsa de Valores abriu em queda de 4%. A moeda japonesa, o iene, subiu para um recorde de 76,32 por dólar, contra 80,12 do fechamento de terça-feira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário