quarta-feira, 23 de março de 2011

Aliados bombardeiam Trípoli pela quarta noite seguida

BUENOS AIRES - Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido bombardearam Trípoli, a capital da Líbia, pela quarta noite seguida, enquanto decidem quem vai assumir o controle da operação militar quando os EUA transferiram o comando. As forças leais ao ditador Muamar Kadafi resistem.

Há combates em Missurata, a terceira maior cidade líbia. O governo afirma tê-la retomada há três dias, mas os rebeldes negam. Os kadafistas atacaram Zintan e Ajdábia.

Um caça-bombardeiro americano F-15 caiu por problemas mecânicos, mas os dois tripulantes ejetaram os assentos e foram resgatados por um helicóptero dos EUA.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que Kadafi já está se preparando para fugir para o exílio, mas o ditador nega, prometendo lutar até o fim.

O custo de fechar o espaço aéreo líbio é estimado em US$ 100 milhões só para os EUA. Ontem, a França concordou que o comando da operação deve passar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma exigência de vários países da aliança atlântica para entrar na guerra contra o coronel Kadafi.

Para que não seja uma guerra apenas das potências ocidentais contra um país árabe, seis caças Mirage dos Emirados Árabes Unidos chegaram hoje à ilha de Creta, na Grécia, onde devem se juntar ao combate a Kadafi.

Nenhum comentário: