Com cerca de 25% dos votos, o Partido Socialista venceu o primeiro turno das eleições regionais na França, disputadas ontem.
O partido conservador do presidente Nicolas Sarkozy, a União por um Movimento Popular (UMP), ficou em segundo lugar, com 17%, pouco à frente da ultradireitista Frente Nacional, agora sob a direção de Marine Le Pen, filha do líder histórico da extrema direita francesa, Jean-Marie Le Pen, que recebeu 15% dos votos.
Le Pen assombrou o mundo e a França em 21 de abril de 2002, quando chegou ao segundo turno da eleição presidencial. Sua filha lidera com 25% as pesquisas para a ainda distante eleição de 2012.
Agora, no segundo turno das eleições regionais, haverá mais de 200 confrontos diretos entre o PS e a FN.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário