terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma visita um Portugal que precisa de ajuda

O Brasil pode comprar títulos da dívida pública de Portugal para ajudar o antigo colonizador a sair de sua pior crise econômica desde a democratização do país, em 1974. A presidente Dilma Rousseff chega hoje a Portugal e deve apresentar propostas de ajuda.

É a segunda visita da presidente Dilma ao exterior, depois de ir à Argentina. Isso costuma ser visto como uma indicação das prioridades de política externa de um governo.

A presidente vai se encontrar com o presidente conservador Aníbal Cavaco Silva, recentemente reeleito, e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, que foi reeleito no sábado como líder do Partido Socialista e acusou o Partido Social-Democrata, de centro-direita, de entregar o país ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Dilma viaja em companhia do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que vai receber três homenagens em Portugal, da histórica Universidade de Coimbra, da Confraria do Vinho do Porto e do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, uma instituição acadêmica que premia defensores dos direitos humanos e da cooperação internacional.

Na coluna Lex, o Financial Times, principal jornal econômico-financeiro da Europa, sugeriu que uma anexação pelo Brasil, que cresceu 4% em média nos últimos dez anos e está acelerando o crescimento, seria mais benéfica à economia portuguesa do que ficar atrelada à União Europeia, onde as taxas de expansão devem ser medíocres nos próximos anos.

Nenhum comentário: