quarta-feira, 23 de março de 2011

CGT quer vice-presidência da Argentina

BUENOS AIRES - Sob pressão por causa de uma investigação sobre lavagem de dinheiro na Suíça, o secretário-geral da CGT e vice-presidente do Partido Justicialista (peronista), Hugo Moyano, pressiona a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, para que a central sindical indique o candidato a vice-presidente na chapa do governo.

A presidente desconversou, dizendo que ela própria ainda não decidiu se será candidata em outubro: "Não sei o que estás me pedindo, se nem sequer sou candidata. Ainda não resolvi."

Para pressionar a Justiça da Argentina a não repassar as informações pedidas, Moyano, líder dos caminhoneiros, tentou convocar uma greve, o que provocou um mal-estar na Casa Rosada. Ele teria chamado para uma reunião secreta com a presidente anteontem.

Moyano ofereceu a Cristina a oportunidade para lançar sua candidatura à reeleição em 29 de abril, num grande ato público da CGT para marcar o Dia do Trabalho.

Assessores da Casa Rosada disseram ao jornal La Nación que Cristina jamais faria isso ao lado da CGT, que tende a apoiar sua candidatura de qualquer jeito. Ela prefere um público mais amplo, incluindo diversos setores do peronismo e outras organizações sociais.

Nenhum comentário: