Em uma vitória da Revolução de 25 de Fevereiro, o novo ministro do Interior do Egito, Mansur el-Essaui, anunciou ontem o fim da Mukhabarat, a odiada polícia política do ditador Hosni Mubarak, que caiu em 11 de fevereiro de 2011 depois de governar o país durante quase 30 anos.
O governo prometeu criar um novo órgão, o Setor de Segurança Nacional. A dúvida é se será alto realmente novo ou trará os vícios do antigo regime.
Na realidade, o movimento pela democracia luta contra a relutância dos militares e seus aliados que tradicionalmente governaram em ceder o poder político e econômico que acumularam.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário