Em pronunciamento agora há pouco no Palácio do Eliseu, em Paris, o presidente Nicolas Sarkozy revelou que aviões de guerra da França já entraram no espaço aéreo da Líbia com o apoio de aliados árabes e europeus para impedir o ditador Muamar Kadafi de atacar seu próprio povo.
Apesar do anúncio de cessar-fogo, as forças de Kadafi atacaram Bengázi, a segunda maior cidade do país, capital do governo provisório dos rebeldes.
Sarkozy acusou Kadafi de ignorar o ultimato dado ontem pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Caças-bombardeiros da Dinamarca chegaram hoje a bases militares da Itália para participar da operação, autorizada pela Resolução 1.973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário